pos-extensão: inclusão rh e outros segmentos

As políticas governamentais desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos visando à inclusão de pessoas com deficiência trouxeram à tona a realidade das empresas no que tange à acessibilidade dessas pessoas.

Despreparadas para atender aos requisitos estruturais básicos para a inclusão social e com dificuldades para lidar com as diferenças no ambiente organizacional, as empresas veem-se frente ao desafio de promover uma verdadeira mudança organizacional. É com este intuito que a FaQ (Faculdade XV de Agosto) www.posgraduacaofaq15.com.br em parceria com o SELI Educação e Inclusão.

Abaixo as disciplinas e conteúdo da extensão:

DIVERSIDADE E INCLUSÃO: RH E OUTROS SEGMENTOS.

Um curso diferenciado no mercado, com bases sólidas para promover a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de recursos humanos e demais áreas, atuantes nas mais variadas organizações.

disciplinas

••• Histórico da Inclusão Social no Brasil

O que é cidadania. Conceitos de inclusão, integração e deficiência. A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Barreiras à inclusão social no trabalho. Políticas de inclusão e acessibilidade. A valorização das pessoas com deficiência.

••• Cultura Organizacional e Gestão de Mudança

Cultura organizacional. O desenvolvimento de padrões de treinamento de diferentes tipos e níveis de pessoa. As relações de trabalho. As relações de poder. Cultura organizacional e a quebra de paradigmas. A cultura organizacional e seus impactos nas relações. O ambiente e a mudança organizacional. Os desafios das empresas na gestão da mudança. As etapas da mudança organizacional. Os impactos da mudança organizacional no dia a dia das pessoas.

Avaliação de POTENCIALIDADES com foco na PESSOA. Acessibilidade de comunicação, "como interagir" e outros apoios que podem favorecer um bom relacionamento entre os profissionais.

••• Legislação Trabalhista e Inclusão Social

Fundamentos do Direito do Trabalho. Lei de Cotas. Legislação Trabalhista x Inclusão. Inclusãode minorias no mercado de trabalho. Legislação e o direito das pessoas com deficiência.

Relações de emprego. Contrato de trabalho. Jornada de trabalho. Remuneração. Salário.Benefícios. 130 salário. Estabilidade. Trabalho terceirizado. Avisoprévio. Rescisão. Seguro desemprego. Acidente de trabalho. Legislação previdenciária. BPC (benefício de prestação continuada)

••• novos paradigmas na seleção e contratação de PcDs

A diferença entre a contratação tradicional e a contratação de um PcD. A definição da vaga e do perfil do profissional. Cuidados na divulgação da oportunidade de trabalho para PcDs. O preparo do recrutador. Comunicação com o surdo e a importância da Libras. Avaliação das potencialidades dos PcDs. Técnicas de recrutamento e seleção do PcD. Seleção por competências. Programa de integração de novos profissionais.

Fidelização desse colaborador: com acompanhamento e metas estabelecidas. Capacidade x Assistencialismo. Investir no colaborador e plano de carreira. Participação ativa.

inscreva-se já