PÓS-LIBRAS:
EDUCAÇÃO PARA SURDOS

Este curso de pós-graduação tem como concepção principal trazer novos paradigmas educacionais aos profissionais que atuam na área de educação de surdos. Ou seja, estes paradigmas vão abrir possibilidades do aprendizado metodologias de ensino específicas para alunos que usam a língua de sinais como meio de comunicação. Além disso, este curso propicia a ação do professor como mediador do conhecimento em Libras em contexto escolar para alunos surdos. Libras é condição necessária, mas não suficiente para educação de surdos. Especialize-se com didática e metodologia de ensino para estes alunos.

OBJETIVOS: Capacitar profissionais da área de educação para lecionar para surdos em escola de inclusão ou bilíngue e o ensino da Libras para surdos e/ou ouvintes.

duração

18 meses

titulação

Especialista em Libras e Educação para Surdos.

FORMA DE ESTUDO

O curso utiliza um blend de metodologias que facilitam a construção do conhecimento.

• Aulas Expositivas;
• Aulas práticas;
• Exercícios;
• Dinâmicas degrupo;
• Trabalhos individuais;
• Seminários;

PERFIL DO ALUNO

Pessoas ouvintes, portadoras de diploma de ensino superior (de qualquer área), que tenham nível básico de Libras.

MERCADO DE TRABALHO

Esta especialização possibilita:

• Atuar como professor de surdos em escola de inclusão ou escola bilíngue inclusiva.
• A atuação como professora de Libras em grades de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livre de Libras.
• Orientar projetos bilíngues e de acessibilidade;
• Ministrar aulas em cursos técnicos, de extensão, de graduação e de pós-graduação.

DIFERENCIAIS

O professor de Surdos é fundamental para passar o conhecimento aos surdos, com metodologia própria e específica, é garantir o direito de aprendizado e respeito a sua língua e cultura. Na atuação como professor de libras garante essa inclusão de surdos x ouvintes, atuando como um agente multiplicador de conhecimento da língua (Libras) garantindo a
inclusão real do surdo. 

Especialize-se com qualidade com quem atua desde 2002 na educação para surdos.

grade comum

• Educação de Surdos: historicidade e política atual – (15h);
• Fundamentos culturais, sociológicos e políticos da Surdez – (15h);
• A prática da Libras 1 - (30h);
• Introdução à linguística geral – (15h);
• Linguística da Libras – (15h);
• A prática da Libras 2 - (30h);
• Bilinguismo para Surdos: aquisição de L1 e L2 - (15h);
• Políticas Educacionais atuais: Escola inclusiva e escola inclusiva bilíngue - (15h);
• Signwriting  (30h);

GRADE ESPECÍFICA

• Fisiologia da audição, Surdez e dispositivos eletrônicos. O implante coclear – (15h);
• A Língua Portuguesa Oral como L2 – (15h);
• Didática e ensino de Libras para Surdos (L1) e para ouvintes (L2) - (15h);
• Linguagem e cognição na criança Surda –(15h);
• Didática e ensino para alunos Surdos na Educ. Infantil e no Ens. Fund. - (15h);
• Didática e ensino no Ensino Fundamental II e Ensino Médio – (15h);
• Métodos de ensino de L2 - (15h);
• Didática e ensino da Língua Portuguesa. e da Língua Ingl. como L2 para alunos Surdos - (15h);
• Letramento e Surdez - (15h);
• A prática na sala de aula: planejamento de aulas/atividades e elaboração de material didático (30h);
• A atuação do intérprete /interlocutor em sala de aula –(15h);
• Didática e Ensino para alunos com deficiências múltiplas- (15h);
• A família e suas relações com a Surdez e as pessoas Surdas-(15h);
• Vocabulário específico das disciplinas curriculares- (30h);
• Supervisão de estágio – (30h);
Metodologia científica e orientação de monografias (60h);
Estágio Supervisionado (100h);

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